História
e percurso
A bebé que nasceu a 20 de janeiro de 1985 em Santo Tirso. Boa aluna, traquinas, desportista. Fui para Artes no secundário e, em 2003, iniciei o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
A memória de hoje diz-me que foi um período épico da minha adolescência — mas, concluídos dois anos com sucesso, percebi que não queria ir para o terceiro. Mudei em busca de outro sentido de vida.
Em 2005 iniciei o Mestrado Integrado em Psicologia na Universidade do Porto e em 2010 tornei-me psicóloga. Nos quatro anos seguintes, fiz o meu doutoramento financiado pela FCT, que incluiu um semestre na Universidade de Vanderbilt (EUA), além de dezenas de workshops e visitas a instituições internacionais de renome.
Em 2014, doutorei-me em Psicologia na Universidade do Porto. Seguiu-se um novo ciclo de quatro anos de pós-doutoramento, em colaboração com a Universidade de Oxford. Durante esse percurso, tornei-me membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP 18717), com especialidade em Psicologia da Educação.
Finalmente, em 2018, conquistei com o meu esforço a posição de Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Foram 20 anos de dedicação ao estudo da Psicologia, com sede na academia. Comecei por lecionar Psicologia da Aprendizagem e Estatística. Terminei a lecionar Modelos Cognitivo Comportamentais e Psicologia do Desporto — uma unidade curricular criada por mim.
Enquanto docente, mantive-me sempre em formação: concluí uma pós-graduação em Psicologia do Desporto, fiz formação em Terapia Focada nas Emoções e estou terminar uma especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
A par da integração de 10 projetos de investigação nacionais e internacionais, fui a coordenadora de um projeto sobre mindfulness, financiado no valor de 250.000€. Fui responsável pela formação de dezenas de estudantes, incluindo +30 trabalhos no âmbito da licenciatura e mestrado e 4 projetos de doutoramento financiados. Ligando ciência e prática, coordenei ainda vários projetos comunitários com impacto direto em +2000 pessoas.
Tudo isto resultou num produção cientifica ímpar - com mais de 70 publicações e mais de 120 comunicações científicas (incluindo, 20 a convite) - recentemente reconhecida a nível mundial pela minha integração na World’s Top 2% Scientists list.
Uns dirão que tinha tudo. Eu sei que faltava o alinhamento do “tudo” com os meus valores. Mudei, mais uma vez, em busca de outro sentido de vida.
Esta trajetória deu-me uma base científica sólida e uma visão abrangente da Psicologia — enquanto ciência, profissão e ferramenta de transformação individual e social.
Hoje, mantenho esse compromisso com o rigor e com o impacto real, colocando o meu conhecimento ao serviço de quem procura mudar com consciência, estratégia e segurança. Tal como eu — em busca de um novo sentido de vida.